Formação

Formar no seu sentido mais lato, significa preparar os adultos de amanhã para tomarem as suas decisões com autonomia e responsabilidade, seja no que toca à sua vida social, afetiva, profissional ou cívica.

Uma vida com saúde é composta por vários fatores, sendo um deles a prática de atividade física. No entanto, participar nas equipas de formação de um clube desportivo é uma experiência enriquecedora também a outros níveis. Promove o convívio com os pares, bem como a capacidade de trabalhar em equipa e respeitar regras e ainda a construção da autoconfiança dos jovens em si próprios e nas suas capacidades físicas. Aliados à sensação de pertença a uma equipa, estes componentes fazem com que pertencer às equipas de formação seja uma experiência marcante na vida dos nossos atletas, levando-os a desenvolver e manter laços e competências valiosas. É para este objetivo que trabalhamos, com toda a alegria e dinamismo, pois sabemos que este esforço será bem recompensado.

Potenciar às nossas crianças / jovens a oportunidade de participar em atividades extra curriculares desportivas ao ar livre, ajuda-as a desenvolver capacidades que lhes serão benéficas para toda a vida. Através da participação desportiva são expostos a vários desafios mentais, sociais, emocionais, formativos e físicos. Alguns desses benefícios são:

Desenvolvimento da Auto Estima
Vários estudos sugerem que praticar um desporto pode ajudar no desenvolvimento da auto-estima e da confiança de seu filho. Gestos como um “mais cinco” de um colega de equipa, uma “palmada” nas costas ou um aperto de mão, quando um jogo acaba, ajudam a aumentar a confiança. Além disso, palavras de elogio ou de encorajamento do treinador ou dos jogadores ajudam a construir a auto-estima. Isso também ajuda a aprender a confiar em suas próprias habilidades e se esforçar em suas atividades. No entanto, uma coisa que deve ser lembrada é que sua auto-estima não deve ser distinguida com base em ganhar ou perder. A crítica construtiva deve ser uma parte importante para ajudar as crianças a aprender sobre como aceitar suas fraquezas e trabalhar nelas para melhorar a si mesmas. Para fazer isso, você pode incentivar seu filho a praticar desporto e sempre perguntar se ele gostou ou não, em vez de ganhar ou perder.

Desenvolver Competências Sociais
Praticar um desporto ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais que as beneficiarão para toda a vida. Praticar desporto ensina sobre trabalho de equipa e cooperação com os outros. Eles aprendem a interagir com pessoas de diferentes idades. Além disso, estar num clube ajuda a dar às crianças uma sensação de pertencer e dá -lhes a oportunidade de fazer amigos. Com mais círculos de amizade, isso ajudará a melhorar suas habilidades de comunicação, o que as beneficiará nas suas futuras carreiras e relacionamentos.

Aceitar a derrota
Na maioria das coisas que fazemos na vida, vai existir um vencedor e um perdedor. Através do desporto, as crianças podem aprender o espírito desportivo. Eles podem aprender a aceitar e lidar com a perda em vez de se sentirem completamente derrotados. Ninguém pode vencer sempre e, através do desporto, as crianças podem entender que, a derrota não é o fim de nada e até pode representar o início de algo positivo. O importante é voltar a tentar e trabalhar para melhorar.
Não há mal nenhum em ser competitivo, mas quando perdemos, devemos ser capazes de ter “fair play” e aceitar a derrota. Ninguém gosta de estar perto de um derrotado que não respeita as regras, e isso leva-nos ao próximo ponto.

Manter Disciplina
Qualquer desporto exige que os atletas mantenham a disciplina. Essa disciplina pode ser mental, física ou tática. Para se tornar melhor em qualquer desporto, é necessária disciplina. Sem autocontrolo, é impossível ter sucesso em qualquer desporto e na maioria dos desafios que a vida nos trás. A disciplina ajuda o jogador a atingir seus objetivos e também atingir seu potencial máximo.
No desporto as crianças têm que seguir um conjunto de regras, receber ordens e aceitar as decisões tomadas pelo técnico. A Boa disciplina é apreciada no desporto, pois há penalizações por má disciplina. Ao ouvir o treinador e os colegas, a criança aprende uma importante habilidade para a vida que o ajudará em todas as facetas do seu quotidiano.

Não existe Eu em Equipa
O trabalho em equipa é uma habilidade fundamental para viver em sociedade. Uma equipa não pode ter sucesso a menos que trabalhe em conjunto. O desporto proporciona às crianças a importante lição de aprender a trabalhar em equipa. Todos se têm que unir em função de alcançar o objetivo. Trabalhando juntos, eles aprenderão os pontos fortes e fracos um do outro e estarão mais capacitados para decidir e criar estratégias para o melhor plano para a equipa. Isto será fundamental para o seu futuros desportivo e profissional.

TOP