História
Toda esta informação pode ficar completa com a tua ajuda. Ajuda-nos e conta-nos tudo o que sabes sobre o nosso clube, envia um e-mail marketing@cdestarreja.pt para e faz com que o nosso website fique mais completo!
Fundação
O Clube Desportivo de Estarreja foi fundado em 27 de Novembro de 1944, sendo o seu sócio n.º 1 e fundador, o saudoso Alexandre Miranda, figura proeminente, que ocupou alguns lugares Federativos de relevo. Foi nesse dia que tudo começou...
Inauguração do primeiro campo
No dia 11 de setembro de 1946 realizou-se o jogo de inauguração do primeiro campo oficial do CDE. Denominado "Campo de São Gonçalinho" era como, quase toda a generalidade de campos da altura, pelado e desprovido das condições a que estamos habituados nos dias de hoje. Nesse dia tivemos o prazer de receber uma das mais proeminentes equipas da altura, o CF "Os Belenenses", que apesar de ter derrotado o CDE não ensombrou a festa.
Primeiro título
Na época de 1955/56, o Clube Desportivo de Estarreja marcou a sua história, conquistando o seu primeiro título. Começando um trajeto de ascensão no panorama distrital, venceu a 2ª divisão distrital de Aveiro, subindo assim para o patamar mais prestigiado no futebol de Aveiro, a 1ª divisão distrital. Foi num jogo muito renhido em Anadia, contra a equipa local, que António Arrojado anotou o único golo da partida, fazendo do CDE um justo campeão!
Campeão da 1ª divisão distrital
Foi com uma equipa comandada pelo argentino Júlio Pereira que o Clube Desportivo de Estarreja, conseguiu atingir, pela primeira vez, a subida aos campeonatos nacionais. Na última jornada o CDE deslocou-se à Mealhada, onde venceu a equipa local por 0-3, obtendo o tão desejado título. Foi um dia muito marcante para o clube e para os seus adeptos, as linhas de comboio chegaram a estar paradas por, pelo menos 1 hora, devido à quantidade de adeptos que esperavam a equipa. Este foi um dia marcante para o CDE, para a vila de Estarreja e para os seus adeptos. A dimensão foi tal, que a empresa Comboios Portugal disponibilizou um comboio, em exclusivo para os adeptos se deslocarem à Mealhada. Nos festejos da subida, a mais importante linha ferroviária portuguesa, a linha do norte, foi interrompida durante mais de uma hora, em função dos adeptos terem invadido a linha, na expectativa de receberem os seus heróis.
Incidente de Lamego
A primeira época do Estarreja nos campeonatos nacionais não podia ter começado pior. Faltava um jogo para o fim da primeira volta e o Estarreja somava apenas 3 pontos. O último jogo da primeira volta é considerado o jogo de viragem, quando António Miranda assume o comando técnico da equipa, como treinador-jogador. Nesse jogo, a equipa somou a sua segunda vitória, por 2-1, na receção ao Lamego. Após uma segunda volta quase perfeita, o Estarreja precisava de somar um empate em Lamego para conseguir a manutenção, o que parecia impossível uns meses antes. Na deslocação a Lamego, o Estarreja perdeu por 3-0, num jogo marcado por uma arbitragem condicionada por um ambiente de terror. Durante o jogo, vários jogadores do CDE foram agredidos, tendo necessitado de auxílio médico, tanto local como hospitalar. No final do jogo, toda a comitiva se deslocou ás autoridades competentes, para fazer queixa do sucedido. Naturalmente, foi dada providência à queixa apresentada e o jogo foi repetido, no início da época seguinte, em campo neutro na cidade de Viseu. Na repetição desse jogo, quase sem adeptos provenientes de Estarreja, a equipa conseguiu o empate a 0 e garantiu a manutenção, relegando o Lamego os campeonatos distritais.
Subida à 2ª divisão
Na época seguinte ao tão marcante incidente de Lamego, ainda ao comando de António Miranda, foi dada continuidade ao trabalho feito na segunda volta do ano anterior e o CDE conseguiu atingir o 2º lugar da tabela classificativa, subindo de divisão, juntamente com o Anadia FC. O último jogo do campeonato foi disputado entre o Estarreja e o Anadia, tendo sido mais uma festa que um jogo de futebol. O Estarreja acabou por vencer 5-2, mas não foi suficiente para conseguir atingir o primeiro lugar, conseguindo, de qualquer das formas, a subida. Completando assim um trajeto que em 3 anos levou o clube dos campeonatos distritais para o segundo patamar do futebol português.
Estarreja-Benfica
Estarreja-Porto
⚽ Rui Neves
Sporting-Estarreja
⚽ Pedro Moita
Tri
No início de junho de 2012 conquistámos pelo 3º ano consecutivo a Taça Distrital de Aveiro. Fazendo assim o primeiro Tri de sempre da competição, vencendo a LAAC no dia 13 de junho de 2010, o Valonguense no dia 13 de junho de 2011 e o Macinhatense no dia 2 de junho de 2012. Todas as 3 taças foram conquistadas sob o comando de Sandro Botte.
Triplete
No dia 7 de Junho de 2012 a equipa sénior do nosso clube conquistava o 3º título da época, concluindo assim, a conquista do triplete. Para completar o triplete conquistámos a 1ª Divisão Distrital de Aveiro, a Taça Distrital de Aveiro e a Supertaça Distrital de Aveiro ao comando de Sandro Botte.
Troca do piso sintético
Sob a presidência de Pedro Mendes e com a ajuda de muitos sócios o clube conseguiu angariar fundos para a troca do piso sintético, piso que já se encontrava muito gasto e podia vir a ser prejudicial para os nossos atletas. Por razões humanas era uma obra que tinha que ser feita e foi realizada com enorme sucesso, sendo inaugurada no Torneio da Páscoa de 2015.